A MINHA ODISSEIA...

terça-feira, abril 25, 2006

25 de ABRIL DE 2006

25 DE ABRIL SEMPRE.... 25 DE ABRIL SEMPRE.... 25 DE ABRIL SEMPRE.... 25 DE ABRIL SEMPRE.... 25 DE ABRIL SEMPRE.... 25 DE ABRIL SEMPRE....25 DE ABRIL SEMPRE... 25 DE ABRIL SEMPRE.... 25 DE ABRIL SEMPRE.... 25 DE ABRIL SEMPRE...25 DE ABRIL SEMPRE...


“Grândola, Vila Morena”

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira Grândola a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade

Zeca


A canção “Grândola, Vila Morena” foi incluída no álbum "Cantigas do Maio", editado em Dezembro de 1971, disco que conta com os arranjos e direcção musical de José Mário Branco. "Grândola, Vila Morena" é a quinta faixa do álbum, gravado em Herouville, França entre 11 de Outubro e 4 de Novembro de 1971.

No dia 29 de Março de 1974, “Grândola, Vila Morena” foi cantada no encerramento de um espectáculo no Coliseu de Lisboa. Na assistência estavam militares do MFA, que viriam a escolher a canção como uma das senhas para o arranque da Revolução dos Cravos. Curiosamente, para esse espectáculo a censura do regime fascista havia proibido a interpretação de várias canções do Zeca, entre as quais "Venham Mais Cinco", "Menina dos Olhos Tristes", "A Morte Saiu à Rua" e "Gastão Era Perfeito".

Às 00:20 da madrugada do dia 25 de Abril de 1974, a "Grândola, Vila Morena" foi tocada no programa Limite da Rádio Renascença. Era a segunda senha que confirmava o bom andamento das operações e despoletava o avanço das forças organizadas pelo MFA. A primeira senha, tocada cerca de hora e meia hora antes, às 22:55 do dia 24 de Abril, foi a música "E depois do Adeus", cantada por Paulo de Carvalho.
Para nunca esquecer.... 25 DE ABRIL SEMPRE!

4 Comments:

Blogger Joana Carneiro said...

sabias q a 1º gravação da «Grandola», foi feita clandestinamente no telhado de um prédio, e que o barulho inicial, que parece ser de varias pessoas a caminhar, é de apenas de 3, o Zeca, o José Mario Branco, e de um terceiro que agora n me lembro? Era o marchar dos 3 em cima de gravilha.

2:02 da tarde  
Blogger Susie said...

Querido Rux....tou um bocadinho farta desta coisa do 25 Abril sempre....que chatice é sempre a mesma musiquinha, são sempre os ramos de cravos, são sempre as mentirinhas do costume é a conversa do "Fazer Abril"...ai! Deveria inventar-se outra data, sei lá! Que maçada...tão not fashion!! ;)

10:01 da manhã  
Blogger RUX said...

Susie,
olha que não... a liberdade nunca deixará de ser fashion. E esta data nunca pode ser esquecida; eu pelo menos nao a esqueço, faz parte de mim...
Kiss

8:56 da tarde  
Blogger Zangado said...

Querida Mãe, então que tal? Aqui no blog Abril ainda é Abril! Admirável mundo resistente...

6:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home