A MINHA ODISSEIA...

domingo, abril 09, 2006

BANDEX e SOFA SURFERS - CASA DA MÚSICA, SÁBADO, 8 ABRIL

Porto. 8 de Abril, sábado. Casa da Música, Parque de Estacionamento, Piso -1. 23.00 horas.

O edifício a-geométrico da Casa da Música estava, nesta noite, com um estranho brilho dourado, debruado a ouro pelas pequenas luzes brilhantes e amarelas dos postes de iluminação da avenida (aquela que dizem ser a maior de Portugal). Um nevoeiro intenso cobria as paredes do edifício, circundava-o, ampliando a sua aura mística, sagrada. Mais um ritual ia acontecer esta noite dentro das paredes dessa casa maldita. Lentamente, as pessoas anónimas iam chegando, com os seus trajes cerimoniais. Entravam pelos grandes portões da casa e desciam as escadarias até às catacumbas, local onde iria ter lugar a cerimónia. Mas nós não. Nós tivémos direito a entrar por portas normalmente vedadas à população em geral, privilégio de poucos... Descemos as rampas de acesso ao piso -1, e entrámos na zona vedada pelas grades. Ao longe avistava-se o palco e ultimavam-se os preparativos para o acontecimento. Ainda era cedo. Mas, que lugar era este? abafado, cinzento, coberto de betão por todo o lado, canos, condutas de ar, grades, óleo no chão... Decidimos ir para o bar, refrescar-nos na doce cerveja. A música ambiente despertava os nossos sentido. Ao fim de dois copos, o espaço começava a estar cheio. Esfumavam-se os últimos cigarros, pediam-se as ultimas bebidas, trocavam-se os ultimos olhares cúmplices... e intimistas... e nós, avançámos por entre a multidão para os lugares da frente. Afinal, não queríamos perder nada. Finalmente, a cerimónia ia ter início. A música começava. 1ª parte foi genial, a cargo de uma promissora banda lisboeta, BANDEX; guitarra, sampler, bateria, contrabaixo; música instrumental, uma mistura de electrónica com funk, rifs melodiosos, banda sonora de filmes westerns, com samples desde fado até à voz do Figo. Muito, muito bom. Uns tipos muito animados e que criaram uma grande empatia com o público. 1 hora, mais coisa menos coisa de balanceio geral. Intervalo e altura para regressar ao bar, à velha amiga cerveja (a única verdadeiramente fiel ao homem, dizem). Mais uns cigarros, conversas sobre nada, risos, olhares... 01.00 h - tem início o 2º acto do ritual: SOFA SURFERS. O ambiente enegrece, a multidão avança para a frente, não há barreiras entre o público e o palco; o som começa: o baixo é inebriante, a voz negra do vocalista é forte e melodiosa, a guitarra... veloz, a bateria... tem uma batida pujante, rítmica, cadenciada, é ela quem comanda, o DJ, rodeado de uma panóplia de computadores, monitores e outras máquinas, é avassalador nas misturas, e o VJ, passa constantemente imagem atrás de imagem que nos fazem viajar através desta música contínua.
2 horas de um concerto fantástico. De uma sintonia perfeita entre o público e a banda. 03.00 h: o ritual estava terminado, os espíritos tinham sido libertados. BANDEX e SOFA SURFERS, a descobrir.














5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela dica, bro

8:23 da tarde  
Blogger Susie said...

Rux, vá lá eu perceber como é que depois de uma bebedeira e meia consegui reter a informação de que este é o teu blog! Será que tu te lembras?
Pois, se calhar não. Estive na casa da musica e em seguida rebolamos para o triplex...ai...ai...terrivel castigo a que nos submetemos....;)
Bem, de qualquer das formas passei aqui porque a memória não me falhou e para te espreitar...
Beijos blogoesféricos!

9:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Chamar ao que lá se passou de cerimónia faz-me perguntar-me o que chamarás a um casamento!

1:58 da tarde  
Blogger RUX said...

Susie.....
desculpa, mas, realmente nao me lembro disso nao. Que cena... detesto ter amnésias alcoólicas. Mas,de qualquer forma fico muito feliz por leres e participares neste blog. Espero que a tua presença aqui seja assídua.
1 kiss grande,

8:21 da tarde  
Blogger RUX said...

Anonymous,
digo cerimónia no sentido de ritual, de algo que uniu num determinado momento e espaço algumas dezenas de pessoas que partilharam e viveram um acontecimento em comum.

8:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home