A MINHA ODISSEIA...

quarta-feira, novembro 14, 2007

The Joy Division "CONTROL"


TOUCHING FROM A DISTANCE, um carinho à distância...

Finalmente, estreia hoje em Portugal o muito esperado filme "CONTROL" - a biografia de Ian Curtis, vocalista dos Joy Division. Nomeado para 9 categorias dos British Independent Film Awards, o filme baseia-se no livro de Deborah Curtis (Mulher de Ian Curtis) "Touching From a Distance: Ian Curtis and Joy Division", editado em 1995. Estreia em Portugal em exclusivo nos cinemas Medeia, e no Porto nos Cinemas Cidade do Porto. Estou ansioso por o ver.... e já tenho o cartaz!!!!
Não consigo descrever o fascínio dos Joy Division... apenas quem ouviu a sua música na adolescência e juventude pode perceber a dimensão daquelas letras, daquelas canções, que parecem que nos tocam na alma, que são as palavras e a música exactas para se ouvir em determinados momentos das nossas vidas ou estados de alma, geralmente associados a uma espécie de tristeza ou pelo menos àqueles sentimentos mais interiores, introspectivos, que de vez em quando decidem vir à tona e nos fazem ficar assim... distantes, pensativos, nostálgicos... algo de indefinido. E eles, melhor que ninguém, conseguiram traduzir esses sentimentos nas suas músicas e poemas. E, Ian Curtis na sua própria e curta vida. Além disso, tudo o que girou em torno da banda e de Ian Curtis também contribuiu para a sua dimensão, desde a origem do nome da banda (é o nome que no livro "House of Dolls" de Karol Cetinsky, é dado à zona onde as jovens prisioneiras judias de um campo de concentração nazi na Alemanha eram abusadas sexualmente pelos oficias nazis - the joy division), passando pelas suas letras depressivas, pela epilepsia de Ian Curtis que o fazia ter ataques e espasmos em plenos concertos (muitos deles devido à intensidade das luzes dos palcos), pela mudança do tom de voz de Ian Curtis nas canções, as suas performances em palco, e infelizmente, pelo seu suícidio em Maio de 1980. Por tudo isso, mas, sobretudo, pela sua música maravilhosa e pelos seus poemas de amor/solidão, foram uma daquelas bandas que fizeram avançar a história da música, explorando e abrindo caminhos até então desconhecidos. E acalentando o mal de vivre dos seus inúmeros fãs.
Os Joy Division formaram-se em 1977, em Manchester, tendo lançado apenas dois álbuns de originais: Unknown Pleasures em 1979, que causou um grande entusiasmo entre o público e a crítica, devido à sua sonoridade soturna e às letras intimistas. Destaque para as faixas "She's Lost Control", "Shadowplay", "New Dawn Fades" e "Disorder". Ainda em 1979, eles lançaram o seu primeiro single, o brilhante "Transmission".
Em 1980 editam o álbum Closer, saindo em Abril desse ano o single "Love Will Tear Us Apart", que viria a ser a música mais conhecida da banda, permanecendo ainda hoje com o fulgor e a excitação que provocou outrora.
A 18 de Maio de 1980, apenas com 24 anos, Ian Curtis suicida-se em sua casa, com uma corda no pescoço. Devido a problemas na sua edição, "Closer" tornou-se um álbum póstumo, só sendo lançado em Julho, e conseguindo chegar ao 6º lugar dos tops ingleses. Alguns meses mais tarde, os restantes membros da banda dão origem a uma outra banda que acabou por ser, também, uma das mais importantes da década de 80: os NEW ORDER. O resto da história é conhecida.
Don't Walk Away In Silence...

Ian Curtis Vocalista e autor das letras
Bernard SummerGuitarra, teclado
Peter HookBaixo
Stephen MorrisBateria











"Walk in silence,
Dont walk away in silence.
See the danger,
Always danger,
Endless talking,
Life rebuilding,
Dont walk away in silence.
Walk in silence,
Dont turn away, in silence.
Your confusion,
My illusion,
Worn like a mask of self-hate,
Confronts and then dies.
Dont walk away in silence.
People like you find it easy,
Naked to see,
Walking on air.
Hunting by the rivers,
Through the streets,
Every corner abandoned too soon,
Set down with due care.
Dont walk away in silence,
Dont walk away in silence"
Joy Division - Closer, 1980

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Brilhante

1:22 da tarde  
Blogger RUX said...

mais que brilhante... as emoções à flor da pele..

1:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home