A MINHA ODISSEIA...

quinta-feira, novembro 01, 2007

THE VELVET UNDERGROUND

Retomo o post anterior para acrescentar algo muito importante. É que o advento das tais bandas nova-iorquinas precussoras do Movimento Punk nos inícios da década de 70 não teria sido possível sem a influência musical, cultural e estética de outros nomes uns bons anos anos antes. Pessoas como David Bowie, Iggy Pop (mais tarde com os Stooges, outra banda mítica do movimento), ou bandas como os psicadélicos Pink Floyd dos anos 60, os Stones no seu início, e definitivamente, a banda de que falo neste post: os Velvet Underground, banda que aprecio particularmente, e que considero que tiveram uma grande influência na música feita na década de 70, 80 e 90.
The Velvet Underground, banda formada em 1964, por Lou Reed (voz e guitarra), Sterling Morrison (guitarra), John Cale (baixo), Doug Yule (que substitui Cale em 1968), Nico (voz), Angus MacAlise (bateria) e Maureen Tucker (que substituiu Angus MacAlise).

Os Velvet Underground foram uma das bandas mais inovadoras da década de 60, caracterizados pelo seu experimentalismo musical, fora dos padrões musicais e comerciais da época. A banda tinha como mentor intelectual (e, mais importante, financiador) o artista plástico Andy Warhol, que se dizia cansado da pintura e promovia incursões por outras áreas artísticas como a música e o cinema. Apesar das suas grandes músicas, a banda nunca teve um grande sucesso nesta época, e existiu sempre sob grandes conflitos internos, sobretudo entre Lou Reed e Jonh Cale, ambos com ideias muito diferentes sobre o estilo musical que queriam dar à banda.
O primeiro disco, "The Velvet Underground and Nico" (1967), notabilizou-se pela capa da banana criada por Andy Warhol, e pela influência que teve em bandas futuras, existindo uma lenda que refere que quem ouviu este disco montou uma banda logo a seguir.
"White Light/White Heat" foi lançado em 1968. Nesse ano, John Cale, responsável pelos experimentalismos musicais mais inovadores da banda, saiu do grupo, passando Lou Reed, de cariz mais poético, a ser o único líder.

No ano seguinte, 1969, é editado o 3º álbum, chamado simplesmente "The Velvet Underground", e em 1970 lançam o último disco com Lou Reed na banda - "Loaded". Após a saída do vocalista e guitarrista em 71, a banda continuou activa nos dois anos seguintes, mas, já sem o carisma e o brilho dos seus dois grandes criadores - Reed e Cale (que iniciaram carreiras a solo, Lou Reed num registo pop/rock, e Jonh Cale enveredando por composições mais eruditas). Encontrar-se-iam os dois novamente em 1990 para lançarem um trabalho a meias "Songs for Drella" de homenagem e memória a Andy Warhol, que tinha falecido em 1987.
Em 1993, os Velvet Underground voltam a reunir-se e fazem uma pequena digressão pela Europa, lançando no ano seguinte o álbum duplo ao vivo gravado nesses concertos "Live MCMXCIII", com as principais músicas da carreira da banda.
Eis, para mim, o tipo de banda que estava bem à frente da sua época - The Velvet Underground.
Fica a letra e a música de uma das minhas canções preferidas: Femme Fatale, com Nico (alguém se lembra do nome da banda que tinha uma versão da música Femme Fatale que passava no States?).
FEMME FATALE
"Here she comes, you better watch your step
She's going to break your heart in two, its true
Its not hard to realize
Just look into her false colored eyes
She builds you up to just put you down, what a clown

cause everybody knows (shes a femme fatale)
The things she does to please (shes a femme fatale)
She's just a little tease (shes a femme fatale)
See the way she walks
Hear the way she talks

You're written in her book
You're number 37, have a look
Shes going to smile to make you frown, what a clown
Little boy, she's from the street
Before you start, youre already beat
She's gonna to play you for a fool, yes its true

cause everybody knows (shes a femme fatale)
The things she does to please (shes a femme fatale)
She's just a little tease (shes a femme fatale)
See the way she walks
Hear the way she talks
Ohohohohuuuuuu
Ohohohohuuuuuu"
The Velvet Underground and Nico

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma banda de referência. Influenciaram uma outra grande banda da nossa juventude, a "Joy Division". Já sabes do "Control"?

Um abraço

PJ

4:00 da tarde  
Blogger RUX said...

Estreia a 15 de Novembro :)
Estou ansioso por ver, já vi a apresentação e bati mal. Mas, acho que me vai fazer mal ver este filme, remete-me para muitas memórias...

abc

1:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home