A MINHA ODISSEIA...

terça-feira, outubro 09, 2007

CHE

Ernesto "Che" Guevara de La Serna - 09/10/1967 - Há 40 Anos, algures na Bolívia... Hoje, para Sempre.
CHE
“O foco guerrilheiro existe sempre.
Em cada um de nós existe um foco.
Uma guerrilha possível, uma insubmissão.
Nem é preciso procurar além a serra, o lugar propício, inacessível
A serra está em nós.
Começa em certas noites no nosso próprio quarto,
Irrompe subitamente sobre a mesa de trabalho
Pode aparecer à esquina, em plena rua.
(...)
A qualquer momento, qualquer um pode dizer: eu sou o Che.
Ou mesmo sem o dizer pode partir.
Ou não partir. Mas de qualquer modo desaparecer.
Subir a uma montanha de si
Criar um foco
Um centro de irradiação
Tanto pode ser uma guerrilha como um poema
Ou um silêncio.
Ou até porque não um amor secreto.
Ou simplesmente uma recusa.

Algo de diferente
Um gesto que provoque uma alteração de ritmo
Uma ruptura
Uma súbita e nova relação mágica
Consigo mesmo e com os outros.”

MANUEL ALEGRE - Excertos de “CHE”, 1997
Imagem de Alberto Korda

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Como me esceveu um dia o meu pai, numa fotobriografia do "Che", que me ofereceu numa data especial..."há sempre uma maneira de ser como ele, lutando pela nossa dignidade, e pela dos outros".
Abraço, primo,
JL

10:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home